quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Missão Pantanal - 1ª Tentativa!

13/01/2010 – 23h (aqui) – Campo Grande (Depois de uma longa tentativa de ir pro Pantanal)

Hoje era o esperado dia de ir pra fazenda!


Acordamos as 5 da manhã e fomos. O Sérgio optou por ficar aqui em Campo Grande e já voltar para Rio Claro, então fomos eu e a Camila no Jipe seguindo o Vavá, que é uma pessoa excepcional de prestativa e serena.


Iríamos por Aquidauana, mas nos informaram que a estrada não estava muito boa, então fizemos um caminho alternativo que começava em Campo Grande, passando por Rochedo, Corguinho e Rio Negro (todas com aproximadamente 5.000 habitantes)

Lá em Corguinho paramos para tomar café da manhã e adivinha! A mulher da padaria vendia Natura! Hahaha..e claro que eu comprei um desodorante que eu não trouxe! Achei fantástico.
Bom, logo após Rio Negro, começa estrada de terra e assim que entramos nela paramos num posto..aí começa a parte legal da viagem!


Quando contamos pro cara do posto que estávamos indo pra perto da Barramansa (fazenda ao lado da Barranco Alto) ele já manda um: Pode voltar, não vai passar. Não vai passar, não vai passar..
Hahaha a gente só escutou as mil histórias de como o rio tava cheio, pontes caídas, e sobre as pessoas que atolaram e o trator que estava com água até o teto. Depois de todo esse banho de motivação podíamos desistir, mas não! A gente continuou..



Chegando a tal ponte caída, tinham 2 caminhões atolados, mas a Camila, muito pilota, conseguiu passar num atoleiro que juro que se eu tivesse dirigindo, o Jipe virava de ponta cabeça!





No caminho, já deu pra ver muita paisagem bonita e várias aves! Buga, Filcu, Ostra..vocês iam ficar loucas aqui! Aprendi a ave mais comum daqui que é o Aracuã (Ortalis canicollis).




Também aprendi um pouco sobre o Babaçú (Orbignya oleifera), que é uma palmeira gigante daqui que ainda não se sabe quem preda os coquinhos dela! Por hora só as araras passaram por ela! (Também vi araras!)


Uma coisa emocionante..hoje vi meu primeiro Tuiuiú (Jabiru mycteria) e uma Jibóia (Boa constrictor) que estava na estrada! Mas não consegui tirar muitas fotos! Também vimos várias Emas (Rhea americana) e umas cutias (Dasyprocta azarae) muito loucas que ficavam atravessando a rodovia!







Quando já estávamos com 5h30 de viagem, cruzamos com um caminhão que veio com a notícia que a gente definitivamente não queria escutar:



NÃO TEM COMO CHEGAR NA FAZENDA EM FUNÇÃO DAS CHUVAS!



Que ia ser difícil, a gente sabia..mas nunca aconteceu com eles de não conseguir atravessar, mas parece que a cheia dessa vez veio que veio..porque ano passado foi bem seco!

Conclusão? Voltamos pra Campo Grande..
Logo..11 horas de viagem e saldo total:
1 Tuiuiu
2 Cutias
Muitas aves
1 Jibóia
0 Objetivos cumpridos
Muita conversa no caminho..

Agora estamos em Campo Grande de novo, sabe lá até quando porque a previsão continua de chuvas e precisa de pelo menos 1 dia de sol pra secar a estrada.
Se não tiver jeito, vamos de avião e não sabemos como levar o Jipe pra lá depois. De Aquidauana pra lá de avião são 30 min e de Campo Grande, 1 hora. Provavelmente faremos uma próxima tentativa sábado!

Eu prefiro ir de carro, mesmo enfrentando mais 10 horas de estrada, mas só pra ver a paisagem..
Por hoje é isso..
Muita coisa já, né?!
Ah! Só mais uma novidade! A Ulli comprou uma máquina digital nova pra mim! Queria que desse tempo dela chegar aqui em CG mas dá medo de arriscar e ela chegar quando eu já tiver ido embora!

Boa noite pra todos os que eu não passei o endereço ainda..haha..


Lú!

4 comentários:

  1. eeei!!! Uau, quanta emoçao!!!rsrs muito legal essa sua ideia de manter um blog eqto estiver por ai...sempre que atualiza-lo, poste no facebook que eu vou ler e comentar, com ctz...hehe adoro ler blogs interessantes, e o seu sera megainteressante! ja adorei quando falou das aves que encontrou ai, mas gostaria de mais fotos!!!=] bem, muita aventura e boa sorte no caminho pra chegar à fazenda!!espero que consigam!! Beijo da naza

    ResponderExcluir
  2. adorei a viagem!!! Queria estar ai tb!!! Beijoooooo

    ResponderExcluir
  3. Qta zicaaa!!!hahahaha... mas vale só pela paisagem e adrenalina.
    Tire muitas fotos de tudo!!
    Amo vc.
    Beijão

    ResponderExcluir