domingo, 24 de janeiro de 2010

Eba! A Internet voltou!

Domingo, 24 de Janeiro de 2010 – Barranco Alto - 14 horas

Eba! Temos internet de novo!


- Não, não caiu um raio na minha cabeça.
- Não, não fui comida pela onça.
- Não, não tropecei no meu próprio pé, caí de cara e tô imobilizada.
Ficamos desde quarta sem internet..por isso o sumiço!



Nossa, depois de tanto tempo sem escrever fica até difícil de saber por onde começar..

Bom, parei na terça feira quando fui dormir na expectativa de ir procurar a onça-pintada na quarta. Pois bem, quarta de manhã eu fiquei aqui estudando, não fomos pro campo e a tarde partimos de carro em busca de algum sinal da Barbie (sim, a onça chama Barbie)..rodamos a fazenda inteira onde o Fernando (que trabalha aqui na fazenda e sabe tudo de tudo quanto é bicho) costuma pegar o sinal dela e nada..nem um bipzinho..nada! Mas em compensação, como nenhum dia aqui passa em branco, vimos vários veados! Coisa mais fofa..Aí vai uma foto de um veado campeiro (Ozotoceros bezoarticus)!

 
 





Aí..quinta feira, campo de manhã, a tarde nós partimos de novo em busca, só que dessa vez de barco! Nossa..o Rio Negro, que é o rio que corta aqui (não é o mesmo do Amazonas), é a coisa mais linda..são mais de 50m de uma borda a outra agora na cheia, e na seca não chega a 20m. Tá tudo muito cheio por aqui e nós fomos de barco por cima das árvores..passando nas trilhas que normalmente se faz a pé, tudo de barco! Aproveitamos e coletamos alguns frutos de Tucum (Bactris glaucensces) e de Bacupari (Rheedia brasiliensis). Os dois muito gostosos..haha..gostei dessa função de coletar frutos!


Passamos na fazenda vizinha, onde eles estão totalmente isolados pela água. Não tem jeito de chegar lá a não ser de barco ou avião, aí você começa a ver como a vida aqui é difícil. São 3 meses do ano, que ninguém passa..e se passa, passa no sufoco que a gente passou quando veio!


O Fernando tirou ponto em vários lugares do rio e de novo..nada! Não sabemos onde ela está..por que como funciona o colar? Tem uma antena e pega o sinal emitido pelo colar se ela tiver a até 7 km de distância da antena..ou seja..a Barbie não está por aqui, mas sabemos que tem outra na área que, dizem por aqui, que já comeu 3 bezerros!

Hoje (domingo) é meu dia de folga e acho que a tarde vamos atrás dela de novo!

Na volta do barco, na quinta feira, quando a gente olha pro rio, vemos alguma coisa se mexendo..eu, com toda a minha miopice logo achei que fosse uma Ariranha (Ptenoura brasiliensis), mas que nada..era um Bugio (Alouatta caraya) nadando! Estava atravessando o rio..foi demais de ver..!





Sexta acordamos e enquanto tomamos café tinha um Cachorro-do-mato, que aqui eles chamam de Lobinho (Cerdocyon thous), no quintal aqui. Passeando..revirando o lixo, na maior naturalidade do mundo..


De manhã fomos pro campo e a tarde medir e pesar os frutos, depois tiramos a polpa e deixamos as sementes secarem pra medi-las.

Ontem, sábado, fomos por campo, que era o dia mais puxado! Aí o Adilson, que vai todos os dias com a gente, fez um poema! Haha..

“..Sabadão..


No meio do mato..


Matando mosquito..


Caçando Cabrito..”

Haha..Cabrito (Rhamnidium elaeocarpum), é a espécie de planta que mais tem lá na parcela que a gente monitora..haha..que que o trabalho não faz com as pessoas! E juro que tá ficando difícil de achar um lugar no meu corpo que não esteja picado! Se eu já adorava um repelente, agora então..repelente virou hidratante pra mim..hahaha!

Mas..fora os mosquitos, saindo da trilha vimos um Quati lindo! (Nasua nasua)

Na volta, tinha um casal de Arara-Azul (Anodorhynchus hyacinthinus) aqui pertinho da sede! Tentei tirar foto, mas ahhh! Cada dia que eu tenho que tirar foto dos bichos aqui eu penso: Cadê minha máquina nova?! Juro..as fotos com a minha reles maquininha aqui ficam todas péssimas por causa da distância! Mas enfim..tá aí uma delas!





Acho que deu pra atualizar um pouco das notícias daqui! Muitos bichos novos..mas ainda não consegui tirar fotos boas das aves pra colocar!


 Muitos beijos e espero que eu tenha novidades da onça hoje a tarde!

Um comentário:

  1. Luluzinhaa, adorei poder te acompanhar por aqui!!! E impressionante como essas "aventuras" tem a sua cara!!rs
    Tenho certeza q deve estar amando!!
    Torço mto por vc!!!
    Saudade lindona!
    E boa sorte com a onça!hahaha
    bjo bjo

    ResponderExcluir