terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Contraste!



"..Mandacaru quando fulora na seca, é um sinal que a chuva chega no sertão.."



Olá pessoal!


Ontem acabei não escrevendo porque não tinha muito o que contar..mas hoje tô com vontade de escrever..


Ontem começamos uma outra parte do trabalho, que é acompanhar o crescimento e ver se nasceram novos indivíduos das espécies de plantas que o estudo vai abordar. Como funciona?


Tem uma parcela (plote) de 240 X 120 m dividida em 72 subplotes, cada um de 20x20m. Então todas as manhãs nós vamos, novos indivíduos são marcados e os antigos são monitorados para ver se estão vivos ou mortos. Classificando-os em adulto, jovem ou plântula. Para mim está sendo legal porque nunca tive contato com essa metodologia e de ficar com as listas já estou me esforçando pra aprender a identificá-las.


Voltamos mais cedo e continuamos o trabalho das fezes. Coletamos no domingo, hoje elas foram lavadas e colocadas pra secar para serem medidas amanhã. Pra que? Para saber que tamanho de semente, neste caso, o porco ingeriu. Isso vai fornecendo material para você saber que tamanho de semente que cada animal suporta ingerir e outras relações entre tamanho do bicho, da semente e sucesso da dispersão.


Agora mudando de assunto..vou colocar uma foto do contraste que você vê bastante por aqui..


Um mandacaru (cereus peruvianus), que é aquele cacto que a gente vê por aí..uma planta típica de ambientes secos, crescendo aqui..na cheia, ao lado da água e indo muito bem! Por quê?


..Porque o Pantanal é rodeado a leste por uma das mais ricas savanas do mundo, o Cerrado; a nordeste pela Amazônia, e a sudoeste pelo chaco-paraguaio. Por ser relativamente novo, o Pantanal, o invés de apresentar uma flora endêmica,apresenta a influência de todos estes biomas e, dessa forma, possui um mosaico de florestas semidecíduas,matas de galeria e porções de cerrado.. (Tirado do projeto da Camila)

Então o mandacaru veio pra cá por influência de outros biomas, conseguiu se adaptar e cá está! Emebelezando o lugar..

Agora a noite, está um show de luzes aqui! Tá rolando um raio atrás do outro e como é tudo muito escuro, ilumina tudo! Aquela luz na água e um céu maravilhoso..pena que isso não tem como colocar em fotografias..

Agora vou dormir e esperar amanhã, que nós vamos atrás da Onça Pintada. Eles colocaram o rádio colar numa onça e dá pra saber mais ou menos onde ela está e tentar vê-la..e o melhor? Ela está com filhote..
Acho que vai ser muito bacana! Conto amanhã pra vocês.

Acho que é isso..hoje foi uma mistureba de pensamentos, e umas coisas técnicas, mas preciso registrar pra lembrar de tudo depois!

Ah..podem por favor torcer pro marimbondo que tava me atacando aqui no quarto ter morrido ou conseguido sair? Porque juro..ele era bem grande.

Um beijo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário