quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

..belezas da vida!..


Quanto tempo sem escrever..de novo! Juro que eu queria escrever todos os dias, mas ou tem muito trabalho ou a internet não colabora demorando horas pra carregar as fotos..

Segunda feira ficamos sem luz aqui o dia todo e definitivamente percebemos como quando não tem luz a gente trabalha mais..O trabalho rende que é uma coisa..haha..

O mesmo trabalho, que é o de tirar a polpa de um fruto de uma palmeira chamada Bocaiúva (Acrocomia aculeata) que demorou 2 horas pra fazer em 5 frutos, segunda demorou 2 horas em 15! Essa é a mais chata do mundo de fazer..mas até que foi bem!


Terça fomos andar de manhã..lembram quando eu falei que pela manhã a gente procura fezes dos bichos pra procurar sementes? Disse que a paisagem compensava o trabalho? Essa foto aí em cima o Adilson tirou minha trabalhando..olha só esse visual! Essa salina que a gente tá chama salina do burro branco..

Eu sempre falo de salina e baia aqui né..mas nunca expliquei o que é cada uma, então lá vai:

As baias são formadas de água doce, tem peixe e a areia preta. Elas tem contato com o água doce em algum ponto ou por cima (rios), ou por baixo da terra e dificilmente vão secar..
São sempre rodeadas de vegetação, o que torna o nosso trabalho em torno delas bem mais difícil, pois os cocozinhos ficam bem escondidos no meio de tantas plantas..

As salinas por sua vez, normalmente não têm vegetação, não têm peixes e quando o Pantanal está na seca, têm areia em volta..(agora também tem um pouco). Elas podem secar porque diferente das baias que possuem as conexões, elas são alimentadas pela água da chuva.


Então, normalmente trabalhamos nas salinas..
Em breve conto a história da salina América que é super interessante..mas se eu contar dessa vez esse post vai ficar gigante..(já está!)


Aqui tem chovido quase todos os dias, pelo menos uma pancadinha leve, então olha que lindo que apareceu na terça por aqui..




Ontem montamos um experimento onde foram plantadas todas as sementes de Acuri (Attalea pharelata) que foram achadas nos cocôs de porco pra ver como elas germinam de acordo com o tamanho. Ficamos o dia inteiro em função dele e quando ele terminou tomei o meu primeiro banho de rio aqui..fui batizada nas águas do Rio Negro! Uma delícia..


Hoje fomos pra campo, numa salina chamada Mara Maravilha..haha..também tem história, mas também fica pra próxima! E lá estava absolutamente lotado de araras..azuis, vermelhas..demais de ver. Deram um show..


Olha a foto que deu pra tirar bem de pertinho! (Ara chloroptera)


 


E pra finalizar..
Uma fotinho do pôr-do-sol de ontem pra alegrar o dia dos paulistanos que estão no sufoco aí em SP! Aqui tá quase igual..chovendo todos os dias e tudo alagado.. =) A única diferença é que a paisagem quando chove fica ainda mais linda..

 

E preciso tirar um dia pra escrever pra todo mundo que escreve perguntando se eu me adaptei aqui, ou como é viver longe da cidade e falando que não conseguiria..

Eu ja tô totalmente adaptada..até a acordar 6h da manhã todos os dias (amanhã é 5h30! Ah!) e tomar leite de vaca mesmo (sem piriri)!..

É uma vida como na cidade, cheia de trabalho, trabalhando muito mais tempo que muita gente (das 6h-13h e depois de umas 16h-19h..isso quando não vai direto..haha)! Só que não tem trânsito, você não gasta dinheiro com besteira, a paisagem é linda, as pessoas são muito legais e se ajudam o tempo todo e você vê bichos absolutamente o tempo inteiro! Até cobras, que nem são tão legais de ver..haha..e que hoje aquela mesma marronzinha de novo estava no meio do caminho entre o quarto e o banheiro..mas ela aparece sempre pra Camila, então tá atrás dela..posso ficar tranquila!

Já escrevi demais e preciso ir jantar!

Um super beijo e espero conseguir atualizar todos os dias!





4 comentários:

  1. Caracas Lu to adorando as histórias, o lugar, as fotos... tudo mesmo!!!
    Não para de escrever não...rs... eu to acompanhando!
    Bjs... saudades!
    FLÁVIO ALEGRE

    ResponderExcluir
  2. ja to ficando triste q nao vo poder acompanhar suas aventuras direito a partir da semana q vem..droga!

    ResponderExcluir
  3. cara.. aqui estamos literalmente alagados!! precisando de botes pra sair de casa.. tá tenso o negócio!
    estão demais as suas aventuras pantanenses luluca!! se cuide aí e poste sempre!!
    saudades grandes, beijosss

    ResponderExcluir
  4. OI!!ESTOU ADORANDO QUE AGORA EU POSSO FICAR CONECTADO NA FAZENDA!!UM BJAO ADILSON

    ResponderExcluir