domingo, 31 de janeiro de 2010
Apresentando o Tuiuiu..
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Achamos a Onça!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Missão Onça - 3ª Tentativa!
E a saga continua!
Ontem eu fui com o Fernando atrás da onça de novo, eba! Em nenhuma das outras vezes nós fomos tão longe da fazenda. Fomos de carro passando por todos os lugares onde normalmente ele costuma pegar o sinal dela e nada..
Já faz 1 ano e 2 meses que ela é marcada e ela nunca sumiu por tanto tempo. Há desconfiança que podem ter matado, caso tenha sido ela quem comeu os bezerros da fazenda vizinha..e se mataram, jogaram o colar no rio e não vai dar pra achar o sinal. Só tem 1 porém..
Ela está com um filhote..será que seriam capaz de matar as duas? Ou será que com a cheia ela fugiu pra algum lugar que tenha mais disponibilidade de comida? (Na seca, os animais vão beber água nas baias e ficam dando sopa, na cheia tem água pra todo lado, então eles se dispersam mais).
Enfim, não dá pra saber..hoje era pra gente ter ido de barco, descendo o rio e tirando ponto dela, mas eu não subi na sede da fazenda porque fui dominada por um cansaço louco. Juro. Fiquei muuuuuito cansada de hoje de manhã. (Fomos pro campo, a mesma coisa do plote..até amanhã, aí acaba!) E não sei se o Fernando foi..mas acho que não, porque hoje choveu aqui! (Aliás, não sei como a Internet tá funcionando, pq é via satélite. Se nublar, já era..)
Mas mudando de assunto e voltando pro mesmo, ontem eu vi uma cena engraçada! Alguém consegue imaginar em um Tatu-Peba ou Peludo (Euphractus sexcinctus) domesticado? Pois é..
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
..Enquanto isso..
Hoje fomos pro campo de manhã e de tarde só saímos pra dar uma volta..conhecer umas árvores! Bem gostoso..
Vímos alguns veados super lindos, mas a foto pegou ele de costas..haha e acho que vocês não estão interessados em traseiro de veado, certo? Além do que tô com muito sono pra esperar a foto carregar! Haha..então hoje vai ser um relato breve! ;)
Na volta, a Camila foi tomar banho e quando estava vindo pro quarto, tinha uma cobra marrom recepcionando ela! Mas quando ela foi chegando perto ela fugiu..(a cobra!)
Dona Maria José, não precisa se preocupar, sua filha está ótima! =)
1. Descer da cama sem cair de cara nem pisar na cara da Camila
2. Achar minha lanterna.
5. Achar meu chinelo, que eu nunca acho..
6. Tomar cuidado pra não pisar em nenhuma cobra, nem jacaré no caminho, pois já sabemos que isso é bem possível.
7. Torcer pra nenhuma perereca grudar no meu bumbum no vaso, porque tem um milhão delas no banheiro.
Mas enfim..
Por hoje é só!
Ah! Pra quem em perguntou da onça! Ainda sem novidades..domingo não fomos e nem hoje. Tô torcendo pro Fernando querer ir amanhã!
Um beijo e até amanhã!
domingo, 24 de janeiro de 2010
Eba! A Internet voltou!
Eba! Temos internet de novo!
- Não, não fui comida pela onça.
- Não, não tropecei no meu próprio pé, caí de cara e tô imobilizada.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Contraste!
"..Mandacaru quando fulora na seca, é um sinal que a chuva chega no sertão.."
Agora a noite, está um show de luzes aqui! Tá rolando um raio atrás do outro e como é tudo muito escuro, ilumina tudo! Aquela luz na água e um céu maravilhoso..pena que isso não tem como colocar em fotografias..
Agora vou dormir e esperar amanhã, que nós vamos atrás da Onça Pintada. Eles colocaram o rádio colar numa onça e dá pra saber mais ou menos onde ela está e tentar vê-la..e o melhor? Ela está com filhote..
Acho que vai ser muito bacana! Conto amanhã pra vocês.
Acho que é isso..hoje foi uma mistureba de pensamentos, e umas coisas técnicas, mas preciso registrar pra lembrar de tudo depois!
Ah..podem por favor torcer pro marimbondo que tava me atacando aqui no quarto ter morrido ou conseguido sair? Porque juro..ele era bem grande.
Um beijo!
domingo, 17 de janeiro de 2010
1º dia de trabalho!
Hoje a tarde saímos para retirar algumas armadilhas fotográficas que ficaram aqui e procurar algumas fezes para ver as sementes que nós encontramos nelas..
Só achamos de Porco Monteiro (Sus scrofa)! Porque choveu demais e lavou tudo por aqui..maaas...
..eis que no meio do caminho, pudemos presenciar um show..
De quem?
De uma anta (Tapirus terrestris)! Lindaaaa..
Olha aí uma fotinho dela!
E aqui uma do Jacaré (Caiman crocodilus) que me deu uma "rosnada" muito feia quando eu fui tirar a foto. Juro q fiquei com medo.
Caiman crocodilus
Até amanhã que eu tô estudando! E acabei de descobrir que Cu em Tupi é alimento. Sugestivo, não é?
Bjocas!
Missão Pantanal - 2ª tentativa!
Domingo - 17/01/2010 - 15 horas (aqui) - Já aviso que tá gigante o texto - viu Losinha!
Ontem não consegui escrever porque estava esperando voltar alguma cor no meu rosto!
A viagem pra fazenda começou as 5 da manhã saindo de Aquidauana! Fomos, eu, a Camila, o Batata, um amigo dele e a Lea (Cozinheira da fazenda). Várias pessoas aqui têm como profissão levar turistas e moradores pro Pantanal, o Vavá (da 1ª tentativa) e o Batata são exemplos disso. Eles conhecem tudo por aqui e te levam pra onde você quiser ir!
Bom, saímos de Aquidauana, passamos em Miranda e fomos..estrada, estrada, estrada..até o primeiro obstáculo..haha..
Todos os carros que passavam por nós, nos davam sinal de luz e nós demoramos muito tempo pra perceber o que que era. Hahaha! Era uma boiada mudando de fazenda por causa das cheias! Param todos os carros, dos dois sentidos e aguardam a boiada passar..coisa mais linda! Cheia de bezerrinhos! Mas demooooora..
Aí, tudo bem, superado..Continuando, chegando perto de uma pousada bem conhecida daqui chamada Passo do Lontra, nos deparamos com uma ponte. Quebrada! A tal ponte quebrada que nós vínhamos escutando a história desde o dia que chegamos aqui! Mas foi até que tranqüilo porque tinha uma balsa levando os carros de um lado até o outro! O único problema é que não parecia que a balsa agüentava nosso Jipe e um caminhão gigante que foi com a gente! Mas foi tudo bem!
Nessa, já tinham se passado 6 horas de viagem e já tínhamos visto no caminho: Cutias, Emas e Quati! Chegamos para pegar o único caminho que eles ainda achavam que era possível passar, chamada Estrada do Quequé. Quando chegamos lá o Batata avisa a gente que a viagem começava ali e que provavelmente teríamos mais umas 8 horas de viagem..
Juro, quem acha que já pegou alguma trilha emocionante, já teve que andar em Itamambuca depois de um mês de chuva, não tem idéia do que a gente passou dentro daquele Jipe! Foram 8 horas de Rally..mas não um Rally qualquer..um Rally misturado com mergulho subaquático e safári! O caminho era só água! (Barbaridade! – Expressão que eles usam aqui o tempo todo!) Comecei a valorizar que, quando vc passa e a água espirra, tá ótimo! Por mais que ela espirre muito..porque se você passar e começar a fazer onda..aí o bicho pega!
Juro, eu tinha certeza que a gente não passava..aí o Batata ia lá, entrava com água até os peitos e gritava: - Tá baixo, pode vir..
Baixo?!! Onde?!! Pra quem?!! Meu..que sufoco!
Meu Deus do céu..era muita água! Porcas, se eu fiquei com medo aquele dia em Itamambuca, imagina ontem..vc ia ter adorado! Haha..Mas eu gostei..juro, foi uma adrenalina de 8 horas..imagina só!
Esse caminho que a gente fez passa por dentro de todas as fazendas antes de chegar na Barranco Alto então, pega toda a região da Nhecolândia aqui e é muito bicho..mas MUITO! Já tínhamos visto vários bandos de Queixadas (Tayassu pecari), capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), porco mateiro (Sus scrofa), outra Jibóia (Boa constrictor), milhares de aves, incluindo muitos Tuiuiús..quando eis que surge! Lá na frente da estrada, bebendo água..UMA ONÇA PARDA (puma concolor)!
Meu..fiz estágio uma vida e ela nada de desfilar, no meu primeiro dia aqui eu vejo ela! Lindona! Mas não deu pra tirar foto porque ela é muito rápida! Aliás..de todos os bichos que a gente viu, só o a Jibóia que deu pra tirar foto! Outro bicho que tem demais é Jacaré! O tempo todo em todos os lugares! Muito muito muito jacaré!..
Uma coisa muito legal é que todos os bichos tão com filhote! É demais de ver..
Enfim, depois de 15 horas, muita adrenalina e feliz da vida de ter visto a onça, chegamos na fazenda! Saldo total:
1 Quati
Várias Cutias
Várias Emas
Vários Jacarés
1 Jibóia
1 Onça Parda
Vários bandos de Queixada
Porco Mateiro com filhotes!
Capivara com filhotes!
Muitas aves que juro que eu vou descrever agora com mais tempo, com fotos e tal! (viu Naza!)
O lugar aqui é maravilhoso. Não tem como explicar..
Acordar hoje e ver tudo isso..juro! É muito lindo..
Hoje fui conhecer os experimentos e dar uma volta por aqui, e só a tarde vamos pro campo! Tá muito calor e com mto pouco pernilongo! Sapo pra todo lado, e quase pisamos num jacaré que tava em cima da ponte que a gente tem que atravessar toda hora (delícia).
Ontem passou uma barata no meu joelho! Éca. E tem uma biblioteca muito bacana aqui!
Quem chegou até aqui, valeu pela paciência e..
..até a próxima, mas agora acho que não tão emocionante!
FINALMENTE CHEGUEI!
Super beijo!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
É amanhã!
Hoje ví meu primeiro Tatu e meu primeiro Tamanduá! Mas infelizmente os dois estavam atropelados na estrada. (É, triste.)
Amanhã as 5 da manhã, mais uma viagem de 10 horas no mínimo pra chegar na fazenda! Espero muito que dê certo! Conhecemos até o sobrinho do dono do trator que está atolado com água até o teto! Haha..o cara é "o contador de histórias". E essa história a gente escutou em todos os lugares que a gente passou!
Preciso de sorte pra não chover! Façam a dança do sol aí!
Hj não teremos fotos porque estou no PC do hotel =( ! O que é uma pena porque tirei fotos lindas da Serra de Maracajú que é a última serra antes de chegar no Pantanal!
Até amanhã (espero que da fazenda)!
Mila: FELIZ ANIVERSÁRIO! TE AMO.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Um dia comum..

Fomos no cimena assistir Sherlock Holmes no Shopping, com direito a fila na bilheteria, no banheiro, pra comer..hahaha.. tudo pra compensar o tempo que a gente vai ficar longe das urbanidades!
Como hoje finalmente abriu SOL (E que sol) acreditamos (piamente) que a estrada deve estar secando..então amanhã no almoço partimos pra Aquidauana e sábado logo cedo vamos fazer a 2ª (e tomara que última) tentativa de ir pra fazenda de carro! Se não rolar, será avião mesmo. Mas dessa vez estamos mais confiantes! É só rezar pra não chover nem amanhã e nem sábado!
Aqui tem um mapa do Mato Grosso do Sul e eu fiz mal e porcamente mais ou menos a localização da fazenda no Pantanal..
Fica na região da Nhecolândia! Quem quiser saber mais sobre a fazenda o site é:
http://www.fazendabarrancoalto.com.br/
Como ontem escrevi demais, hoje vou escrever de menos porque não tenho muito o que contar..
Então seguem duas fotos de ontem, da paisagem pra vocês já irem tendo uma noção de como estão as coisas por aqui..
Super beijo e agora não sei quando vou poder atualizar de novo porque não sei se em Aquidauana teremos net!
Até!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Missão Pantanal - 1ª Tentativa!
Bom, logo após Rio Negro, começa estrada de terra e assim que entramos nela paramos num posto..aí começa a parte legal da viagem!
Hahaha a gente só escutou as mil histórias de como o rio tava cheio, pontes caídas, e sobre as pessoas que atolaram e o trator que estava com água até o teto. Depois de todo esse banho de motivação podíamos desistir, mas não! A gente continuou..
Quando já estávamos com 5h30 de viagem, cruzamos com um caminhão que veio com a notícia que a gente definitivamente não queria escutar:
NÃO TEM COMO CHEGAR NA FAZENDA EM FUNÇÃO DAS CHUVAS!
1 Tuiuiu
2 Cutias
Muitas aves
1 Jibóia
0 Objetivos cumpridos
Muita conversa no caminho..
Se não tiver jeito, vamos de avião e não sabemos como levar o Jipe pra lá depois. De Aquidauana pra lá de avião são 30 min e de Campo Grande, 1 hora. Provavelmente faremos uma próxima tentativa sábado!
Por hoje é isso..
Muita coisa já, né?!
Ah! Só mais uma novidade! A Ulli comprou uma máquina digital nova pra mim! Queria que desse tempo dela chegar aqui em CG mas dá medo de arriscar e ela chegar quando eu já tiver ido embora!
Boa noite pra todos os que eu não passei o endereço ainda..haha..
Lú!
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
O parquímetro!
Chegando em Campo Grande..
Agora to meio presa no Hotel porque só chove nessa cidade, não dá nem pra pegar uma piscininha. Tô esperando a Camila chegar, mas super confiante que nós vamos nos dar super bem! Ontem conversei muito com o Sérgio no jantar ele já me adiantou algumas coisas sobre ela e sobre o Mauro que me animaram bastante.
Sabe..nunca pensei em fazer mestrado. Sempre quis fazer pós, entrar numa empresa e ter uma vida segura, um emprego fixo, estabilidade..
Mas o friozinho na barriga de pesquisar mais 4 anos, de ser boa no que eu faço, de poder mudar de cidade é uma coisa que me fascina..acho que eu sou uma pessoa tão instável, que essa possibilidade de não cair numa rotina me atrai muito. Claro que dinheiro vai ser um problema, mas se eu gostar do que eu faço, será que isso não vem por conseqüência?!
O meu maior problema agora é..o quanto eu quero mesmo ser bióloga? Será que é isso que eu quero pro resto da vida? Até quando eu posso continuar tentando? E a publicidade? Quando será que eu conseguiria unir os dois? Será que eu posso fazer um mestrado com divulgação de Unidades de Conservação? Confecção de materiais? Promoção? Será q isso é viável? Uma amiga tá indo pros EUA e ela é publicitária tentando a área ambiental..teve umas idéias boas de como unir as duas áreas..será que eu quero alguma coisa parecida?
Por agora é só..
Tô muito feliz de estar aqui! (by Polaca)